"Somente a partir de uma imagem de criança rica e competente, vista como um sujeito que tem direito de participação, e não apenas necessidades, é possível produzir outros sentidos para a construção de um currículo emergente."
Maria Carmen Silveira Barbosa e Susana Beatriz Fernandes
No artigo Uma ferramenta para educar-se e educar de outro modo, as professoras Maria Carmen Silveira Barbosa e Susana Beatriz Fernandes refletem sobre a relação entre a prática da documentação pedagógica e o modo convencional de fazer e pensar o cotidiano da educação infantil.
A prática de observar e registrar o que fazem as crianças da educação infantil não é algo novo, mas a Itália tem sido uma grande inspiração e a referência mundial no que diz respeito à documentação pedagógica. Além de dar visibilidade ao que acontece na escola, essa abordagem ainda possibilita realizar, analisar e problematizar, de forma pública ou coletiva, aquilo que foi observado e registrado, assim como a inseparabilidade entre o documentado e o processo de planejamento, a definição do currículo, a escolha das atividades, a participação das crianças e das famílias no processo de documentação.
Leia mais sobre essa experiência aqui: http://www.grupoa.com.br/site/revista-patio/artigo/6243/uma-ferramenta-para-educar-se-e-educar-de-outro-modo.aspx
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