A equipe do UCA na Serra quer permanecer conectada com você. Vamos compartilhar nossas experiências e potencializar nossas aprendizagens.

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Para entender os nativos digitais

O que é preciso saber para educar a geração que já nasceu na era digital? 
Como usar as novas tecnologias da informação e comunicação no ponto de equilíbrio entre o temor e o deslumbramento?

Computadores, internet, videogames e telefones celulares são recursos tecnológicos que ainda assustam grande parte dos adultos. Para as crianças, no entanto, são absolutamente corriqueiros, tal como o telefone e a energia elétrica para a maioria de nós. A necessária relação entre imigrantes digitais (os adultos) e nativos digitais (as crianças) é o tema da edição 28 da Revista Pátio Educação Infantil.

Destaque para a entrevista com Ramon M. Cosenza: Para atender os nativos digitais.
Nascidas em uma época na qual as tecnologias digitais fazem parte do cotidiano, as crianças que hoje frequentam as escolas de educação infantil são muito diferentes daquelas de gerações anteriores e desafiam os educadores a interagir com elas. Cosenza explica de que modo o cérebro vem se adaptando às novidades e quais devem ser os limites de utilização das tecnologias. “Os brinquedos tradicionais não só continuam a ser importantes, como também devem ser incentivados”, afirma.
Leia no link a seguir os principais trechos da entrevista:
http://www.grupoa.com.br/site/revista-patio/artigo/5829/para-atender-os-nativos-digitais.aspx


Nenhum comentário:

Postar um comentário